Conheça as 5 tendências de mercado para 2023 que todo profissional de marketing precisa conhecer

É essencial que os profissionais de marketing se mantenham atualizados e atentos a novidades do mercado, para que uma empresa possa crescer de forma saudável. Vamos ajudar nesse processo com uma lista das 5 principais tendências de mercado do ano de 2023.

É essencial que os profissionais de marketing se mantenham atualizados e atentos a novidades do mercado, para que uma empresa possa crescer de forma saudável. Vamos ajudar nesse processo com uma lista das 5 principais tendências de mercado do ano de 2023.

Com muita leitura e constante busca por conhecimento, você conseguirá entender o panorama atual do mercado e não perder nenhuma das novidades que vêm tomando conta do cenário mundial.

Algo que as principais tendências têm em comum é o fato de muitas delas terem como pilar a informatização e o uso de tecnologia.

Hoje em dia, mais do que nunca, é preciso acompanhar todo esse volume de informações e saber usá-las a favor do seu negócio.

Conteúdo interativo

O conteúdo interativo já está presente nas estratégias de marketing digital de grandes empresas, e pode ser considerado facilmente como uma das principais tendências para o ano de 2023.

De forma geral, a interatividade passou por um processo de crescimento no decorrer dos anos, com a presença da tecnologia no dia a dia dos usuários web e mobile.

A necessidade de investir em um formato capaz de atrair a atenção de forma rápida, interessante e eficaz surgiu com a concorrência por um espaço em timelines e feeds.

Conteúdos com formulários, vídeos interativos, landing pages e ebooks se transformaram em uma solução para quem deseja ir além do óbvio e conquistar engajamento.

tendências de mercado para 2023

A calculadora de consumo feita pela Bumax é um exemplo de como gerar engajamento, leads e dados valiosos.

A indústria criou uma fórmula onde seus clientes possam fazer o cálculo da quantidade de peças será necessária para a instalação de pisos e revestimentos.

Segurança digital

A segurança digital é um assunto que não era tão discutido e vem ganhando espaço como uma das principais tendências para o ano de 2023, agora é obrigatório que o profissional tenha essa responsabilidade.

No Brasil, tivemos a criação da “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”. Ela entrou em vigor em agosto de 2020 e é responsável por regulamentar a política de privacidade e compartilhamento de informações pessoais na internet.

As empresas devem tomar cuidado e seguir estritamente as boas práticas na hora de coletar, guardar, analisar ou processar os dados de seus clientes e usuários.

Uma opção é a contratação de plataformas especializadas no armazenamento e gerenciamento desses leads, como a RD Station.

Além de oferecer todo suporte e segurança de dados, a plataforma oferece CRM dedicado, ferramentas para criação de campanhas e afins.

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Infraestrutura 5G

Os mistérios que envolviam a possibilidade de um mundo com internet ultrarrápida já não são mais só mistérios.

A rede em 5G já se tornou uma realidade em diversas cidades do Brasil, como: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Essa tecnologia terá impacto direto em automatização de casas, carros e serviços que hoje em dia ainda são considerados “analógicos”, mas que em um futuro bem próximo, poderão ser desempenhados a partir de um simples clique na tela do celular.

Serviços automatizados

Junto aos avanços das tecnologias, os serviços automatizados podem ser vistos como uma consequência natural da melhoria nas velocidades de rede.

Um exemplo claro disso é a Amazon Alexa, que com apenas um comando de voz, permite regular luzes de ambientes, ligar TVs, fechar cortinas, ligar e regular a temperatura de ar-condicionado, etc.

Por mais que muitos desses recursos já sejam reais para algumas pessoas, eles ainda não podem ser percebidos de forma corriqueira no dia a dia do cidadão comum, mas a partir do ano de 2020 essa tecnologia vem ganhando cada vez mais força e popularidade.

Mobile First

De acordo com dados da consultoria Cisco, até o ano de 2023, 70% da população em todo o mundo terá acesso ao mobile.

A expectativa é que o número atinja 5.7 bilhões de pessoas, sendo assim, a necessidade de investimento em conteúdo e suporte para esse formato é crescente.

O foco na experiência do usuário, demanda que empresas e plataformas saibas compreender o fluxo e invistam em ambientes de qualidade, com carregamento rápido, boa usabilidade e adaptação em diversos tamanhos de tela.

A navegação pelo celular não deve ser prejudicada ou impactar com recursos que funcionariam bem em computadores.

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Lucas Macedo

Olá! Sou editor e desenvolvedor do site Marketing Team, graduado em Marketing e pós-graduando em Marketing e Mídias Sociais. Escrevo conteúdos e notícias sobre marketing, negócios e redes sociais.

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