6 desafios de SEO que marcas enfrentam em 2022, de acordo com dados da HubSpot

Confira neste artigo os seis principais desafios que as marcas estão enfrentando em 2022 no ranqueamento orgânico no Google, de acordo com dados do Relatório de Tráfego e Análise da Web de 2022 do blog da HubSpot e outros especialistas em Marketing.

Não é nenhuma novidade que o algorítimo do Google está em constante mudança, e estar atento a estas atualizações é um requisito mínimo para obter sucesso nas estratégias digitais e lidar com os desafios de SEO que marcas enfrentam em 2022.
A HubSpot publicou um relatório sobre tráfego e análise da web para ajudar profissionais e empresas a entenderem como os sites estão se comportando e o que deve ser feitos para conquistar o tão disputado topo da página do Google.
Com base neste relatório e a opnião abstraída de outros sites de conteúdos, decidimos escrever este artigo que apresenta 6 formas de enfrentar os desafios.

Estar informado sobre as mudanças de algoritimo

Estar atento e acompanhar as atualizações do Google se tornou um requisito mínimo para profissionais que trabalham com SEO. De acordo com a Moz, houverão 16 atualizaçãos no algorítimo do Google em 2021 e neste ano já ocorreram 6 mudanças.

desafios de SEO que marcas enfrentam em 2023
Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/principais-desafios-de-seo-marcas/

No gráfico do Google Search Console acima, um usuário relata que após anos mantendo a primeira posição, de um dia para o outro, perdeu de 3 a 4 posições no rank do Google.
Por isso, busque sempre estar antenado e atento as mudanças sobre seu setor.

Independente dos tipos de mudanças, criar conteúdos sobre os principais tópicos do seu nicha ajudará você a manter seu site bem ranqueado.

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Não ter um ranqueamento mais alto nos resultados de busca

Cada detalhe conta para alcançar um bom ranqueamento nos resultados do Google. Embora alguns sites produzam conteúdos realmente ótimos, eles se esquecem de pequenos detalhes que são extremamente importantes, como:
⦁ títulos e subtítulos (heading tags);
⦁ alt text (texto alternativo);
⦁ melhores práticas para palavras-chave;
⦁ palavras-chave secundárias;
⦁ assinatura do autor;
⦁ backlinks internos e externos.
Estes são alguns pontos importantes que, em hipótese alguma, devem ser esquecidos durante a criação de conteúdos para a WEB.

Usar palavras-chave incorretamente

Antigamente as palavras-chaves eram suficientes para levar um site para o topo da primeira página do Google, mesmo com um conteúdo com baixa relevância.
Apenas palavras-chaves já não são mais suficientes para impulsionar resultados orgânicos, uma série de fatores são levados em consideração durante a exibição dos resultados de pesquisa para o usuário, como intenção e relevância.
Então, antes de escrever um conteúdo baseado em uma palavra-chave, use ferramentas como Keyword Tools ou SemRush e faça uma busca no Google com a palavra-chave para entender o que as pessoas estão realmente procurando. Anote todos os tópicos que você encontrar e use-os em seu artigo.

Escrever títulos e meta descriptions atraentes

ok, estar bem posicionado na primeira página é importante, mas o que fará o usuário decidir clicar em seu site, ao invés de outro, está diretamente relacionado ao seu título e meta descrição.
Um estudo realizado pelo Backlinko diz que títulos emocionais têm mais chances de gerar visitas e aumentar sua taxa de cliques (CTR)
Foque no problema/dúvida do seu público e ofereça a melhor argumentação para convencê-lo a clicar em seu site.

Não acertar na estratégia mobile

Um site responsivo é requisito mínimo, desde julho de 2019 o google prioriza as versões mobile das páginas da web para indexá-las e classificá-las nas SERPs. Assim, garantir que todas as métricas de desempenho, tanto na versão mobile quanto na versão desktop, é fundamental para conquistar o topo da página do Google.
Segundo o Google disse, 53% das visitas são abandonadas se um site mobile demorar mais de 3 segundos para carregar, portanto, quando contratar um desenvolvedor ou criar uma página WEB, certifique-se que o modelo é responsivo e a velocidade de carregamento é rápida.

Utilizar vídeos nos resultados de pesquisa

O conteúdo em vídeo pode ser muito útil considerando o que o usuário deseja encontrar. Por exemplo: se você quer saber como tocar violão, um vídeo que mostre como fazer isso é muito melhor do que um post de blog.
O Google sabe disso, por isso o vídeo aparece em primeira posição. Danielle Marshak, gerente de produtos do Google, disse que o Google está trabalhando e aprimorando mais maneiras de experimentar vídeos como resultados de pesquisa.

Portanto, se você deseja que seus vídeos também estejam nas SERPs, algumas práticas recomendadas devem ser seguidas, como:

⦁ adicionar capítulos ao seu vídeo: isso faz com que o Google entenda seu conteúdo como um todo e use clipes diferentes nos resultados de pesquisa;
⦁ usar a palavra-chave em seu conteúdo: da mesma forma que a palavra-chave deve ser colocada em um artigo, o mesmo vale para os vídeos, pois o YouTube e o Google reconhecem quando você a diz, o que é bom para melhorar sua posição nos resultados;
⦁ otimizar o título, a descrição e sua imagem em miniatura (thumbnail): a mesma prática de SEO que você usa nos posts do blog por meio do Yoast SEO deve ser feita com seus vídeos para obter um melhor ranqueamento e uma CTR alta;
⦁ adicionar tags: embora não ajudem o SEO dos blogs, ainda funcionam em termos de vídeos porque ajudam seu conteúdo a ser encontrado pelos usuários.

Como superar ou acompanhar os desafios atuais de SEO

Agora que você conhece os 6 desafios que precisa enfrentar em termos de SEO, vamos a algumas dicas para agregar em suas estratégias e continuar tendo bons resultados.

Foque na persona para produzir seu conteúdo

Pode parecer óbvio, mas ainda precisamos nos lembrar disso. Não é incomum ver empresas produzindo artigos que não têm conexão com sua persona ou com o próprio negócio. A consequência dessa ação: nenhum resultado.
Portanto, não importa se uma palavra-chave tem um alto volume de buscas ou se uma tendência está acontecendo, um conteúdo sobre um tema não terá qualquer sentido se não estiver conectado à sua persona.

Certifique-se de fazer sua lição de casa de SEO em todos os seus artigos

Inserir a palavra-chave em seu conteúdo, adicionar alt tags em suas imagens, preencher o título de SEO e a meta description: esses são exemplos de ações que você precisa fazer em todos os posts que publica. Agora, você já fez isso com posts antigos também?
Dê uma olhada nos artigos anteriores e certifique-se de que sua lição de casa de SEO esteja concluída em todos eles. Você pode começar com postagens com melhores ranqueamentos e que trazem mais tráfego de acordo com seu Google Analytics.

Faça uma auditoria de SEO para corrigir seus problemas

Por fim, encontrar problemas em sites e blogs é muito comum, principalmente se o número de conteúdos publicados for grande. Portanto, você deve executar uma auditoria de SEO para identificar esses problemas (alguns exemplos: erro 404, redirecionamentos em excesso ou canibalização) e corrigi-los.
Ferramentas como Screaming Frog e SemRush têm funções de auditoria de SEO realmente boas.
Agora, você está pronto para superar os 6 desafios de SEO que marcas enfrentam apresentados aqui neste artigo.

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Lucas Macedo

Olá! Sou editor e desenvolvedor do site Marketing Team, graduado em Marketing e pós-graduando em Marketing e Mídias Sociais. Escrevo conteúdos e notícias sobre marketing, negócios e redes sociais.

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