Marketing digital para restaurante – Estratégias para crescimento

Depender apenas do fluxo da rua onde seu ponto comercial está localizado é um grande erro de centenas de comerciantes. Mesmo tratando-se de avenidas com alto fluxo, essa estratégia não será o suficiente.

Marketing digital para restaurante – Estratégias para crescimento

Marketing digital para restaurante

O marketing digital para restaurante se tornou indispensável, muitos dizem que a divulgação é a alma do negócio. Principalmente para negócios locais como restaurantes, bistrôs e bares.

Depender apenas do fluxo da rua onde seu ponto comercial está localizado é um grande erro de centenas de comerciantes. Mesmo tratando-se de avenidas com alto fluxo, essa estratégia não será o suficiente.

Além disso, a concorrência no mercado de alimentação é crescente, por este motivo é necessário investir em estratégias de atração de público, como o marketing digital para restaurantes.

Veja abaixo algumas estratégias que farão toda diferença para o seu negócio.

Marketing digital para restaurante

Tenha um site

Por mais simples que seja, muitos empreendedores focam apenas nas redes sociais e esquecem de dar a devida atenção para o site. Sendo fundamental para o marketing digital para restaurante.

Além de passar autoridade para possíveis clientes, um site profissional fornecesse informações importantes sobre o seu restaurante, como: horário de funcionamento, menus, reservas, valores, entre outras coisas.

Seu site deve ser otimizado, com estratégia de SEO bem aplicadas, com um desempenho bom no Page Speed do Google. Normalmente o WordPress oferece ferramentas bem intuitivas que facilitam o processo de criação e gerenciamento para qualquer pessoa.

Veja como melhorar seu SEO acessando o link

Invista em boas imagens

Os conteúdos visuais são importantes para qualquer negócio, mas se tornam ainda mais relevantes quando se fala em comida.

Por isso, mais do que ter uma presença consolidada nas plataformas online, é preciso ter qualidade em todos os conteúdos utilizados pelo seu restaurante.

Utilizar imagens de alta resolução que aflorem o sentidos de sua audiência despertará desejo, aumentando as chances de recorrência e novos clientes.

Não é necessário fazer grandes investimentos com fotografias e vídeos, mas uma pequena verba precisa ser destinada ao conteúdo audiovisual do seu restaurante.

Marketing digital para restaurantes
Marketing digital para restaurantes

Google Meu Negócio

Já se perguntou como os lugares aparecem naquela “caixinha” especial em certas buscas no Google? É a partir de uma conta no Google Meu Negócio.

Criar uma conta é extremamente simples e rápido, podendo ser feita em poucos minutos acessando o Google Meu Negócio.

Além de ter acesso a fotos, avaliações, comentários, endereço, telefone e horário de funcionamento, o Google ajudará o seu restaurante a ser localizado por geolocalização e outros indicadores do algorítimo.

Outros pontos importantes como insights, número de visualizações do seu local, quantidade de cliques e outros dados são disponibilizados pelo Google para que você possa explorar e criar estratégias de marketing digital.

Esteja presente nos apps de delivery

O espaço físico pode ser a sua prioridade, mas é inegável que o serviço de delivery é muito importante para restaurantes.

Sendo assim, o seu negócio precisa fazer parte dos principais aplicativos de delivery da sua região. É mais simples do que investir para criar o seu próprio aplicativo ou plataforma de delivery, por exemplo.

Ao mesmo tempo, é muito eficiente para ampliar o seu alcance a partir de uma plataforma digital, exatamente propondo o marketing digital.

Entenda quais são os aplicativos mais utilizados pelo público que consome os seus produtos, defina o cardápio que vai ser disponibilizado e marque a sua presença nos mesmos canais que os seus clientes estão.

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Instagram

O Instagram é uma rede com mais de 122 milhões de usuários ativos, segundo report da We Are Social e da Hootsuite realizado no início do ano.

Os usuários passam horas consumindo conteúdos dos mais variados temas, como humor, negócio e principalmente alimentação.

Além do conteúdo orgânico, invista em campanhas pagas através do Facebook ADS, com foco no Instagram. Limite o raio das suas campanhas para sua área de entrega, explore horários entre às 10h e 12h (horário de almoço) e entre às 18h e 22h (horário do jantar).

Nestes horários as pessoas estarão mais propicias a sentir fomes e mais sensíveis a conteúdos relacionados a alimentação. Utilize as imagens de alta qualidade que você fez com o tópico núm. 2.

Além disso, o Story é uma ferramenta do Instagram que é muito importante para a aproximação com o cliente.

Os posts nos Stories duram apenas 24h, ou seja, conseguem ser muito mais dinâmicos por serem imediatos. Use e abuse com publicações de pratos e preparações do seu restaurante.

Não subestime os anúncios

Mesmo para quem não tem muito investimento para publicidade, os anúncios são essenciais para alcançar não só mais pessoas, mas também para fidelizar.

Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook você pode criar anúncios para o Facebook e para o Instagram, definindo objetivos, o público que você quer alcançar (a partir de informações demográficas, de interesses e comportamento), principalmente o quanto você quer gastar.

Esse modelo self-service permite investimentos pequenos, mas com grande potencial de resultado.

É importante fazer testes de segmentação para entender como o seu público se comporta no digital. Sem testes não é possível saber, por exemplo, se uma configuração de interesse por hambúrguer funciona melhor do que o interesse por fast food.

Por isso, testar e analisar os resultados é sempre necessário.

Além disso, tenha sempre um objetivo em mente. Sua empresa é nova nas redes sociais? Você precisa de mais reconhecimento da marca! Para isso, crie campanhas no gerenciador com esse objetivo ou alcance, e com anúncios que relacionam facilmente os benefícios do seu restaurante.

Marketing digital para restaurante – Estratégias para crescimento

Lucas Macedo

Olá! Sou editor e desenvolvedor do site Marketing Team, graduado em Marketing e pós-graduando em Marketing e Mídias Sociais. Escrevo conteúdos e notícias sobre marketing, negócios e redes sociais.

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