Google Web Stories atualiza e agora é possível rastrear o tráfego no GA4
Faltando 2 dias para atualização do Google, Web Stories lança atualização permitindo rastrear o tráfego do Google Web Stories no GA4
Como rastrear o tráfego do Google Web Stories no GA4?
Que a mudança do Google Analytics irá acontecer no início de julho não é nenhuma novidade, estamos todos sendo avisados a meses pelo próprio Google e orientados de como proceder a migração dos dados.
– Se você ainda não fez a mudança, pode ler esse tutorial completo do próprio Google ensinando como migrar os dados do UA para o GA4
Mas o que estava deixando os criadores de conteúdo e publishers inseguros era a mudança na mensuração de dados de alguns plugins, em especial o Web Stories, do próprio Google, que não apresentou uma data de previsão para liberar que os usuários pudessem rastrear tráfego do Google Web Stories no GA4.
Em fóruns online, os usuários se mostravam frustrados e irritados com a falta de posicionamento dos desenvolvedores do plugin, eles, por sua vez, não conseguiam passar segurança para os usuários deixando um clima de incerteza.
Hoje (28/06) aproximadamente 22h no horário de Brasília, faltando 2 dias para a mudança completa do Google Analytics, o Web Stories lançou uma atualização permitindo a coleta de dados dos usuários (ufa, essa foi por pouco).
O que é o Web Stories?
O Web Stories do Google é uma plataforma de criação e compartilhamento de conteúdo visual na web. É uma forma de contar histórias imersivas por meio de uma combinação de imagens, vídeos e texto, criando uma experiência interativa para os usuários. As histórias são exibidas em formato de carrossel, permitindo que os usuários naveguem pelos diferentes elementos do conteúdo em um formato visualmente atraente.
O Web Stories foi desenvolvido para fornecer uma experiência de leitura rápida e envolvente em dispositivos móveis, adaptando-se perfeitamente a telas menores. Ele pode ser acessado em navegadores da web ou em aplicativos dedicados, como o aplicativo Google Discover.
As histórias criadas no Web Stories podem ser incorporadas em sites, compartilhadas em redes sociais ou descobertas por meio de mecanismos de busca. Os criadores de conteúdo podem utilizar recursos como adicionar links, botões de chamada para ação e elementos interativos para melhorar a experiência dos usuários.
O Web Stories do Google é uma ferramenta poderosa para contar histórias visualmente atraentes e envolventes na web, ajudando a capturar a atenção dos usuários e oferecer uma experiência de leitura única.
ANÚNCIO
CONTINUE LENDO ABAIXO
Como rastrear o tráfego do Google Web Stories no GA4?
O primeiro passo é encontrar a ID de monitoramento da sua conta do Google Analytics (GA4), para encontra-la, siga os seguintes passos:
- Faça login na sua conta do Google Analytics.
Clique em Administrador. - No topo da coluna Propriedade, selecione a sua.
- Na coluna Propriedade, clique em Fluxos de dados.
- Clique no fluxo de dados.
- Na seção Tag do Google na parte de baixo da página Detalhes do fluxo da Web, clique em Definir as configurações da tag.
- Na seção Sua tag do Google da página Tag do Google, copie o ID que começa com “G-“ ou “AW-“.
Agora que você tem a ID de rastreamento do Google Analytics, é hora de incluí-la no Web Stories, basta seguir o seguintes passos:
- Com o seu painel do WordPress aberto, navegue até Web Stories e clique em configurações.
- Em seguida, no primeiro campo, onde provavelmente estará a ID da sua conta antiga do Google Analytics, você deve substituí-la por sua nova ID.
Pronto, você já está rastreando os dados de acesso do Google Web Stories no GA4.
Lucas Macedo
Olá! Sou editor e desenvolvedor do site Marketing Team, graduado em Marketing e pós-graduando em Marketing e Mídias Sociais. Escrevo conteúdos e notícias sobre marketing, negócios e redes sociais.
Mais recentes